Santa Marta de Corroios

O BAIRRO DA QUINTA DAS LAGOAS - RUA C

O Bairro da Quinta das Lagoas – Rua C é um complexo habitacional precário, situado num terreno ocupado, em Santa Marta do Pinhal, na Freguesia de Corroios. O seu início remonta aos finais da década de 70, tendo proliferado até à atualidade, na sequência de vagas migratórias dos PALOP. Possui características de extrema precariedade construtiva e de insalubridade ambiental, tendo sido pontualmente mitigadas pelos próprios moradores e pela Câmara Municipal. O Fornecimento de água e de eletricidade é feito por livre iniciativa dos moradores e o sistema de esgotos foi improvisado pela comunidade, tendo sido, nalguns casos, ligado à rede Pública. Estima-se que aí residam cerca de 1000 pessoas e 200 famílias. 

O contexto deste bairro é inteiramente intolerável em face das conquistas sociais da nossa contemporaneidade urbana. Neste território, coabitam num aglutinado de problemáticas sociais, ambientais e urbanísticas, centenas de migrantes dos PALOP, na fuga à pobreza na origem, para entrada num outro contorno também de pobreza, com as questões de cidadania e de iniquidade de direitos, designadamente à Saúde, enquanto superstrutura do desenvolvimento social.

CENTRO COMUNITÁRIO
DE SANTA MARTA DE CORROIOS

O protocolo do Centro Comunitário de Santa Marta de Corroios, celebrado em 1999, estabelecera inicialmente uma intervenção comunitária exclusiva ao bairro da Rua C, Quinta das Lagoas. 

A 9 de Novembro de 2019, foram inauguradas as novas instalações.

Inicialmente protocolado para 100 utentes, de forma a colmatar as dificuldades daquela comunidade, atualmente a área tem vindo a ser alargada, por força das constantes crises sucessivas, a toda a comunidade de Santa Marta do Pinhal e face ao contexto pandémico, os pedidos de Rendimento Social de Inserção têm vindo a aumentar substancialmente.

 

SETORES SOCIAIS

O CENTRO LÚDICO

Localizado nas instalações do Centro Comunitário de Santa Marta de Corroios, este setor intervém diariamente junto de toda a comunidade envolvente, com especial enfoque nas crianças, realizando atividades lúdico-pedagógicas. 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM AS CRIANÇAS

JOGOS E BRINCADEIRAS
bbc-creative-1w20Cysy1cg-unsplash
CONTO DE HISTÓRIAS
pexels-lina-kivaka-1741231
EXPRESSÃO MUSICAL
johnny-mcclung--0GCR_Pp0yc-unsplash
EXPRESSÃO CORPORAL
Expressão Corporal Centro Lúdico
EXPRESSÃO DRAMÁTICA
Expressão Dramática
EXPRESSÃO PLÁSTICA
Expressão Plástica

A ANIMAÇÃO

Localizado nas instalações do Centro Comunitário de Santa Marta de Corroios, o setor da Animação intervém diariamente junto de toda a comunidade envolvente, com especial enfoque nos jovens e adultos. Pretende promover a integração social, através da dinamização de atividades que promovam o bem-estar e desenvolvimento dos indivíduos.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM JOVENS E ADULTOS

DANÇAS
Danças
ACAMPAMENTOS
DCIM102GOPRO
CAPOEIRA
Capoeira
EXPRESSÃO PLÁSTICA
29634212_1768997556496834_1923829012_o
JOGOS E BRINCADEIRAS
IMG_20180329_110937
APOIO AO ESTUDO
Apoio ao Estudo
CONCRETIZAÇÃO DE SONHOS
Fundação Benfica
JUDO
Gala Judo
EXCURSÕES
Design sem nome (1)

O SERVIÇO SOCIAL

Localizado nas instalações do Centro Comunitário de Santa Marta de Corroios, a ação social acompanha agregados familiares em situação de insuficiência económica, procurando dar resposta às necessidades apresentadas. 

Pretende apoiar na construção de um projeto de vida, estimulando a autonomização das famílias, através de uma intervenção concertada.

O PROTOCOLO

O protocolo do Centro Comunitário de Santa Marta, datado de 1999, estabelecia inicialmente uma intervenção comunitária exclusiva ao bairro de habitação clandestina da Quinta das Lagoas, situado em Santa Marta do Pinhal, foi celebrado para o acompanhamento de 100 utentes, de forma atenuar as dificuldades daquela comunidade. 

Atualmente a área tem vindo a ser alargada, por força das constantes crises sucessivas, a toda a comunidade de Santa Marta do Pinhal, e face ao contexto pandémico, os pedidos de Rendimento Social de inserção têm vindo a aumentar substancialmente.

SERVIÇOS PRESTADOS

  • Atendimento e acompanhamento a agregados familiares em situação socioeconómica vulnerável;
  • Apoios económicos: apoio no pagamento de faturas da água, luz e outros após uma avaliação técnica;
  • Apoio na regularização de situações documentais irregulares; 
  • Apoio ou encaminhamento para ajuda alimentar.

projetos desenvolvidos com a comunidade

DIÁLOGOS DIVERSOS COM TODOS

O projeto DDT é um projeto de Mediação Intercultural, financiado pelo Alto Comissariado para as Migrações, coordenado pela Câmara Municipal do Seixal em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Seixal.

O projeto visa  a intervenção social no bairro da Quinta das Lagoas – Rua C, tendo em vista a criação de uma equipa municipal de mediadores interculturais, que se propõem desenvolver, nos referidos territórios, atividades de mediação intercultural, bem como promover a intermediação, comunicação e diálogo junto da população residente. No âmbito do projeto, a Santa Casa da Misericórdia do Seixal integrou na sua equipa um mediador intercultural.

BAIRROS SAUDÁVEIS

O Programa Bairros Saudáveis é um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. Saúde não é só ausência de doença.

É um programa de pequenas intervenções, através do apoio a projetos apresentados por associações, coletividades, organizações não governamentais, movimentos cívicos e organizações de moradores, em articulação com as autarquias, as autoridades de saúde ou demais entidades públicas. Visa sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades residentes e pessoas ou organizações intervenientes em territórios vulneráveis.

DESPENSA SOLIDÁRIA

Dar resposta a uma necessidade emergente das famílias acompanhas que, dado o contexto pandémico vivido, têm cada vez mais dificuldades em subsistir pelos seus próprios meios. 

Adquirir-se-ão alimentos não perecíveis que serão armazenados conforme os pedidos existentes. A sustentabilidade do projeto dependerá de campanhas de angariação de alimentos. 

ROUPEIRO COMUNITÁRIO

Este projeto visa a distribuição de roupa doada aos agregados familiares que se encontrem em insuficiência económica. As roupas serão entregues mediante as faixas etárias presentes na famílias e tendo em conta a estação do ano.

As doações poderão ser efetuadas nas instalações do Centro Comunitário de Santa Marta, tendo sempre em conta a capacidade de armazenamento disponível no ato da entrega.

EMPREGA MAIS +

Do projeto CLDS, terminado em 2019, várias ações promovidas no âmbito do mesmo foram absorvidas após o seu término, dando continuidade a serviços que promovam o desenvolvimento da comunidade, tais como o Balcão de Emprego, agora baptizado de “Emprega-me Já”. 

Com as mesmas ações, com os mesmo objetivos, pretende-se manter um serviço essencial para as comunidades onde intervimos. Este projeto visa combater uma das principais problemáticas vividas no seio da comunidade: o desemprego e trabalho precário.