QUINTA DA CUCENA

CENTRO COMUNITÁRIO
DA QUINTA DA CUCENA

O protocolo do Centro Comunitário da Quinta da Cucena, assinado em 2006 com o apoio do Instituto da Segurança Social, IP tem como princípio inicial uma intervenção comunitária com especial ênfase no acompanhamento das crianças, jovens e as suas famílias.

As atividades dirigem-se à população residente no bairro da Cucena, freguesia de Paio Pires, e visam, possibilitar aos indivíduos e famílias o reforço da sua capacidade de integração e participação social.

SETORES SOCIAIS

o centro lúdico

Localizado nas instalações do Centro Comunitário da Quinta da Cucena, este setor intervém diariamente junto de toda a comunidade envolvente, com especial enfoque nas crianças, realizando atividades lúdico-pedagógicas. 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM AS CRIANÇAS

JOGOS
bbc-creative-1w20Cysy1cg-unsplash
CONTO DE HISTÓRIAS
pexels-lina-kivaka-1741231
EXPRESSÃO MUSICAL
johnny-mcclung--0GCR_Pp0yc-unsplash
EXPRESSÃO CORPORAL
Expressão Corporal Centro Lúdico
EXPRESSÃO DRAMÁTICA
Expressão Dramática
EXPRESSÃO PLÁSTICA
Expressão Plástica

A ANIMAÇÃO

Localizado nas instalações do Centro Comunitário da Quinta da Cucena, este setor intervém diariamente junto de toda a comunidade envolvente, com especial enfoque nos jovens e adultos. Pretende promover a integração social, através da dinamização de atividades que promovam o bem-estar e desenvolvimento dos indivíduos.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM JOVENS

TORNEIOS
Sonhos
ACAMPAMENTOS
Design sem nome
PRAIAS E PISCINAS
Piscinas
ATIVIDADES AO AR LIVRE
Ar Livre
ARTES E PINTURAS
Pinturas
FUTEBOL FEMININO
Futebol Feminino
REALIZAMOS SONHOS
Fundação Benfica
EXPRESSÃO PLÁSTICA
Atividades Pedagógicas
FÉRIAS DESPORTIVAS
Férias Desportivas

O SERVIÇO SOCIAL

Localizado nas instalações do Centro Comunitário da Quinta da Cucena, este setor acompanha agregados familiares em situação de insuficiência económica, procurando dar resposta às necessidades apresentadas. Este serviço de ação social também intervém nas freguesias de Seixal e Paio Pires.

Pretendemos apoiar na construção de um projeto de vida, estimulando a autonomização das famílias, através de uma intervenção concertada, envolvendo entidades parceiras e locais de forma a dar resposta às diversas problemáticas.

O PROTOCOLO

No âmbito da celebração de um acordo atípico entre o Instituto da Segurança Social, IP e a Santa Casa da Misericórdia do Seixal, surgiu no ano de 2003, como medida de apoio a um território vulnerável.

Atualmente, cerca de 75 agregados familiares, residentes nas zonas de Santa Marta de Corroios, Santa Marta do Pinhal e Quinta da Marialva, pertencentes à freguesia de Corroios, beneficiam desta medida.

O acompanhamento efetuado junto das famílias, pressupõe várias etapas de intervenção com vista à melhoria das condições de vida e bem-estar.

SERVIÇOS PRESTADOS

  • Atendimento e acompanhamento a agregados familiares em situação socioeconómica vulnerável;
  • Apoios económicos: apoio no pagamento de faturas da água, luz e outros após uma avaliação técnica;
  • Apoio ou encaminhamento para ajuda alimentar.

PROJETOS DESENVOLVIDOS

DDT

O projeto DDT é um projeto de Mediação Intercultural, financiado pelo Alto Comissariado para as Migrações, coordenado pela Câmara Municipal do Seixal em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Seixal.

O projeto visa  a intervenção social no bairro da Quinta da Cucena e bairro da Quinta das Lagoas – Rua C, tendo em vista a criação de uma equipa municipal de mediadores interculturais, que se propõem desenvolver, nos referidos territórios, atividades de mediação intercultural, bem como promover a intermediação, comunicação e diálogo junto da população residente.

Com este projeto pretendemos crescer com novas intervenções e ao mesmo tempo alargar a empregabilidade, desta forma com a integração de um Mediador Sociocultural.

A nossa pretensão é dar continuidade ao trabalho realizado, com o compromisso de manter a parceria e o desenvolvimento nas comunidades onde intervimos.