Psicologia Educacional

intervenção  psicopedagógica

A intervenção da Psicologia/Psicopedagogia da Santa Casa da Misericórdia do Seixal é desenvolvida através de uma metodologia de intervenção integrada, em parceria com os recursos existentes dentro e fora do concelho do Seixal. A área de intervenção da S.C.M.S. abrange 4 das 6 freguesias do concelho, Aldeia de Paio Pires, Amora, Corroios e Seixal (podendo no futuro abranger as outras duas, Arrentela e Fernão Ferro), onde o trabalho de Psicologia, enquanto área de acompanhamento, se circunscreve a todas as valências da instituição.

A população alvo é constituída por crianças e jovens que frequentam as valências da Misericórdia do Seixal e respetivas famílias, com problemáticas ao nível comportamental (vítimas de depressão, ou de bullying/violência física e psicológica), com dificuldade de aprendizagem, Necessidades Educativas Especiais, desestruturação familiar, ausências de regras no seio familiar, famílias monoparentais descompensadas, violência doméstica e abuso sexual. Os utentes são acompanhados por técnicos do Serviço Social no âmbito das doenças mentais, como depressão, bipolaridade, esquizofrenia, personalidades Borlderline, transtornos relacionados com substâncias e transtornos aditivos. 

A intervenção passa pelo acompanhamento e avaliação psicológica e psicopedagógica dos utentes, por parte de todas as respostas sociais da instituição, com especial ênfase nos Centros Comunitários, sem prejuízo do apoio solicitado pelos CATL – Centros de Atividades de Tempos Livres e pela Creche Familiar, que são sinalizados pelos colaboradores das diferentes áreas de intervenção. A Área Psicopedagógica colabora com a Área de Serviço Social, num trabalho de parceria no que concerne à saúde mental, realiza ações de sensibilização dirigidas às famílias e colaboradores que exercem funções no domínio da infância; realiza dinâmicas de grupo mais direcionadas aos jovens dos Centros Comunitários, com temas previamente discutidos pela equipa da Animação e Psicopedagogia.